Junte-se pra reciclar suas esponjas

esponja

Você já parou pra pensar em quantas esponjas de lavar louça são usadas na sua casa a cada ano? Quantos tubos de pasta de dente? Quantas canetas, lapiseiras, tubos de protetor solar, perfumes, maquiagens…? E já parou para pensar no que acontece com esses produtos quando deixam de ter uso pra você? Pois é, eles vão pro lixo. Dificilmente são reciclados, reutilizados ou tem qualquer forma de descarte mais apropriada. É por isso que achei tão interessante uma iniciativa que vi uns meses atrás, e que venho aqui compartilhar com você: o Programa de Brigadas da TerraCycle, que você pode ver em http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades.html

Reciclagem

Basicamente, é um programa de recolhimento de diversos tipos de resíduo para reciclagem, entre eles esponjas de lavar louça e tubos de pasta de dente.

Além da reciclagem do lixo em si, um aspecto positivo de fazer parte do projeto é ganhar alguma familiaridade com a organização coletiva para conquistar objetivos em comum. Isso porque o programa tem um sistema de pontuação para quantidades maiores de resíduos, que são convertidos em doações para escolas e organizações sem fins lucrativos. Assim, ao invés de cada um enviar suas enponjas/tubos de pasta de dentes/canetas etc individualmente (o que também é possível), torna-se mais interessante a organização do que a empresa chama de “times de coleta”: um grupo de pessoas que juntam seus resíduos para enviar para reciclagem. Pode ser uma escola, uma comunidade, uma empresa… A organização coletiva se mostra cada vez mais importante para a realização dos nossos diversos projetos de sociedade – uma sociedade menos impactante sobre o ambiente, menos desigual socialmente, mais justa e democrática.

E então, que tal discutir essa ideia com a sua escola, empresa, vizinhança, e formar um time de coleta pra dar um destino mais adequado para os seus resíduos? O planeta, a sociedade, as atuais e futuras gerações agradecem.

**** Vale lembrar que reciclagem é a última alternativa no velho lema Reduza, Reutilize, Recicle. Isso quer dizer que nossos esforços devem ser primeiro para reduzir nosso consumo, depois pra reutilizar o que consumimos e, apenas quando nenhum outro uso for possível, reciclar nossos resíduos. Assim, nada de comprar mais esponjas, pastas de dentes, canetas etc só pra ganhar pontos na reciclagem, né? Consumo consciente antes de mais nada! (Para mais nesse sentido, veja essa outra postagem aqui, ó: https://pecep.wordpress.com/2013/04/05/a-farsa-da-reciclagem/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s