Cariocatraca – Para quem sabe rir da própria desgraça.

Image

Vou aproveitar o post para compartilhar um trabalho feito por mim e duas amigas para a faculdade. Nós cursamos Comunicação Social na PUC-RIO e, para a disciplina de Técnicas da Comunicação – II, fizemos um vídeo que denuncia os problemas vividos diariamente nos ônibus cariocas. Inspiradas pelo vídeo “Happy in Rio” do Jeitinho Carioca, criamos o #Cariocatraca, fazendo as denúncias de forma divertida. Porque o carioca aprendeu a rir da própria desgraça.

https://www.youtube.com/watch?v=UTlXo_FI-hI

https://www.facebook.com/cariocatraca – Aproveito para deixar também o link da página que criamos no Facebook, para vocês darem uma curtida!

Abaixo, segue um texto que escrevi a respeito do vídeo.

Bom, nós fizemos esse vídeo com base na comédia, mas o assunto é sério. Essa frase pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade. Andar de ônibus é uma aventura para o carioca. Os momentos que registramos aqui, de forma bem-humorada, é uma maneira de rirmos da nossa própria desgraça – coisa que o carioca está acostumado a fazer. A verdade é que falta respeito por todos os lados. Os passageiros não respeitam os passageiros. Os passageiros não respeitam o motorista e o cobrador. O motorista não respeita os passageiros. E, acima de tudo e todos, o Estado não respeita a população. Tem gente que precisa enfrentar horas diárias dentro de um ônibus velho, sem ar-condicionado e lotado. Os motoristas dirigem correndo, o que é perigoso para as vidas que estão lá dentro. Não são poucos os episódios de pessoas que se machucam por causa de freadas e arrancadas bruscas de quem dirige nossos ônibus. Todo dia tem alguém que perde o ponto, porque o motorista passa direto. Ou perde o ônibus pelo mesmo motivo. Não estamos aqui para dar estatísticas, mas para denunciar, de maneira descontraída, o que os moradores do Rio têm de enfrentar no dia-a-dia. Esperamos que um dia possamos parar de rir da nossa própria desgraça.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s