F***-se o PIB

Image

 

À esquerda, os 10 países com maior PIB per capta do mundo. À direita, os dez mais felizes segundo pesquisa Gallup

A enorme quantidade de informações que recebemos torna impossível refletirmos sobre cada uma. As reações são instintivas. A seleção brasileira perdeu. Ruim. Superfaturaram obra. Ruim. Expandiram o metrô. Bom. O Produto Interno Bruto (PIB) não vai subir. Ruim.

 

Opa, perai, vamos reler essa última. “O PIB não vai subir. Ruim”. Ruim porque?

 

Aceita-se que o aumento do PIB é bom devido a uma série de premissas duvidosas: PIB maior = economia mais rica = pessoas mais endinheiradas = mais consumo = mais felicidade. Toma-se como verdade que a felicidade humana cresce conforme uma maior quantidade de dinheiro troca de mãos. Um acidente de carro, que obriga o dono a comprar um novo, um advogado que cuida de um divórcio e o consumo de água mineral devido ao esgotamento das reservas naturais elevam o PIB, mas decididamente não estão ligados ao aumento da qualidade de vida. Isso sem contar que o consumo, até aquele “positivo” não está nada ligado à felicidade.

 

Quando falamos de Brasil, então, tomar a elevação do PIB como indicador relevante é ainda mais estranho. O país tem um PIB de R$ 4,8 trilhões, o 6o maior do mundo, mais do que suficiente para que toda população viva bem. F***-se se cresce ou não. O que importa é que isso é mal distribuído, e um monte de gente não tem acesso nem a migalhas do bolo. O acompanhamento da evolução do Índice de Gini, que mede a desigualdade social no país, faria muito mais sentido do que o do PIB.

 

O PIB mede a troca de mãos de dinheiro e isso é tomado como medida de felicidade. Não bastando essa relação absurda, ainda se tem no Brasil uma fascinação pelo crescimento do Produto Interno, como se fosse riqueza o que faltasse para nós. Não precisamos de mais. Já somos ricos. A riqueza apenas está no lugar errado. O PIB subiu? O PIB caiu? F*** o PIB. Distribui o bolo e deixa o fermento pra depois.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s