#Saúde ou #Neura?

barriga-chapadaPara todos que têm Instagram, quem nunca viu um “#projetoverão”? Pois é, muito legal que a galera queira fazer dietas e emagrecer, mas fico aqui me perguntando se isso é saúde, neurose, InstaSaúde ou InstaNeura. Deixa eu explicar, em tópicos, o que eu quero dizer com cada um desses:

     1. Saúde: maravilha! Fazer dietas e exercícios para estar com a saúde sempre boa é ótimo e todos deveriam seguir esse exemplo, sejam jovens, idosos, homens ou mulheres.

      2. Neurose: é difícil de escaparmos dela nos dias de hoje. Temos aí um padrão de beleza que dita que devemos ser magras e fortes, então inventamos dietas para nos encaixar nesse padrão. E as pessoas passam horas e mais horas na academia só para ter uma barriga de tanquinho, e não para sair do sedentarismo.

3.InstaSaúde: é você só mostrar no Instagram (ou no Facebook, que seja) que você é super natureba, ou super por dentro de todas as dietas, ou super esportista, e faz isso porque se cuida muuuuuito. Não estou falando da galera que dá dicas bacanas às pessoas, mas sim as que fazem questão de mostrar a vida e o corpo saudáveis para os fuxiqueiros alheios.

4.InstaNeura: é você ser neurótica(o) e mostrar isso nas redes sociais, postando quanto tempo passa na academia, quando está saindo da dieta (e como sofre com isso) e colocando hashtags como #projetoverão ou #vidadegordinha todo santo dia.

Bom, como eu já disse, acho muito bom e admirável se as pessoas fazem dietas para manter o peso ou a saúde, ou para perder peso. Acontece que muitas pessoas ficam neuróticas com isso e passam da conta da magreza. Principalmente entre as mulheres, vejo umas que querem estar cada vez mais magras e não se dão por satisfeitas. E olha que não estou me referindo à anorexia (pelo menos eu acho que não)! Na boa, eu acho um saco quem fica falando de dieta toda hora, mostrando na internet sua neurose e sofrendo a cada granulado que coloca na boca. Estética é show, saúde é melhor ainda, mas estética demais enche o saco. E por que #projetoverão e não #projetosaúde? Por que não #projetoinverno? É sério que o Rio é tão frio no inverno, a ponto das roupas esconderem as “gorduras”?

Muitas pessoas podem ler isso e falar “ah, mas você diz isso porque é magra”. Mas, muitas vezes, as pessoas que dizem isso também são. Ou, mesmo se não forem, sim, eu sou magra, mas há muitas partes no meu corpo com as quais não estou satisfeita. E isso é pura vaidade minha, porque elas não têm nenhuma deficiência, mas esse tal de padrão de beleza faz eu me sentir assim, “imperfeita”. E o que é a perfeição afinal? Ela é saúde ou é pura histeria?

Deixe um comentário

