De quem é a culpa, afinal?

Por: Luísa Alves

Acho que todos ficaram sabendo dos recentes estupros surreais que andaram acontecendo na Índia. Estupros brutais (todo estupro é brutal, mas esses foram ainda mais) e que geraram fortes sentimentos de revolta. Bom, venho aqui lembrar que também tem muito estupro no Brasil. Pra ser mais exata, a estimativa é de que a cada 12 segundos, uma mulher sofre violência sexual no Brasil (dados da Secretaria de Políticas para Mulheres). Isso sem contar os homens (sim, homens também são estuprados). Mas vamos focar nas mulheres, por enquanto. É, esse número é alarmante. E pior, vem crescendo nos últimos anos.  E aí, cada vez que paro pra ver a opinião geral das pessoas sobre o assunto, em comentários nas notícias, em postagens de facebook, blogs etc, fico impressionada com o número de pessoas dizendo que a culpa é da mulher, que andou com roupa curta demais, decote grande demais, não se valorizou, deu mole, andou sozinha à noite…

causas do estupro

Eu poderia escrever páginas e mais páginas sobre como isso não faz o menor sentido, mas ao invés disso vou recomendar um vídeo que resume bem a questão:

É basicamente isso: não importa a roupa da mulher, se um homem quiser estuprar, ele vai fazer isso. Não importa a atitude da mulher, se um homem quiser estuprar, ele vai fazer isso. Não importa se está sozinha ou acompanhada, se um homem quiser estuprar, ele vai fazer isso (vide casos das vans, em que estupravam turistas e amarravam e espancavam seu acompanhante). É claro que certos comportamentos facilitam o estupro, porque deixam a mulher mais vulnerável. E é por isso que as mulheres tem medo de exercer sua liberdade. Mas quando alguém é assaltado andando sozinho a noite em um lugar perigoso, isso não tira a culpa do assaltante, tira? Então por que deveria tirar a culpa do estuprador? Se um homem quiser estuprar, ele vai estuprar até a Madre Teresa de Calcutá, porque estuprador não é um cara bonzinho que foi provocado, estuprador é um criminoso.  Então vamos parar de colocar a culpa nas vítimas, por favor. Pra terminar, uma imagem pra refletir:

why her

Tradução livre: “Eu preciso do feminismo… porque quando eu me tornei uma vítima de um crime sexual, ninguém me perguntou se eu estava bêbado ou o que eu estava vestindo ou o que eu fiz para fazer isso acontecer. Por que ela?”

Um comentário sobre “De quem é a culpa, afinal?

  1. Mas você concorda que certas atitudes é uma deixa para o crime ocorrer ? Hoje uma amiga me disse que saiu com outras duas amigas… estavam e três e conheceram 2 caras num parque,eles chamaram elas para beber e elas aceitaram e depois de beber foram embora de carona com os dois! Você realmente acha esse comportamento adequado ?

Deixe um comentário

