O Gigante não acordou!

Texto de Rafael Gota

Image

 

Sim, isso mesmo, o gigante não acordou! O grande bordão das manifestações é uma injustiça com tantos brasileir@s que lutaram ao longo desses anos por um Brasil melhor, seja nas ruas, nas urnas, nos palanques ou em projetos sociais.

 

De certa maneira, a velha frase “se cada um fizesse a sua parte o mundo seria perfeito”, de fato faz sentido. Não são todos, mas tem muita gente fazendo muita coisa e há muito tempo, e o nosso próprio PECEP pode ser considerado um deles. Nascido no meio da tragédia com o ônibus 174, o projeto foi pensando para ajudar pessoas carentes a terem aquilo que a constituição lhes garante: educação. E não estamos sozinhos nesta empreitada, projetos como o Pré Vestibular Comunitário da Maré, o PVNC, Vetor – só para citar alguns – tem um papel de extrema importância.

 

É um trabalho árduo, dia após dia, o famoso “trabalho de formiguinha”. Como diz um documentário famoso, nossa “revolução não será televisionada”, dificilmente estaremos nas capas dos jornais, nos assuntos mais comentados do Facebook e twitter, mas sim, nossa revolução está sendo orquestrada. Isso torna esse ou aquele indivíduo mais ou menos importante do que o outro? Não, com toda certeza não. Cada um a sua maneira sabe a forma como pretende “mudar o mundo”, e de fato eu acho que esse deveria ser o sonho e o objetivo que todos deveríamos ter, “mudar o mundo”.

 

Como digo sempre, pensar/sonhar grande/positivamente da o mesmo trabalho que pensar/sonhar pequeno/negativamente. Deste modo, em meio a esse momento de forte mobilização social e ressurgimento da “alma encantadora das ruas”, pra citar João do Rio – poeta ativista e causador em seu tempo -, vamos ter em mente que o Brasil, ou melhor, os brasileiros, sempre estiveram ali, agindo, tentando fazer melhor. Seja nas ruas, seja em casa, nas salas de aula ou em qualquer lugar, o que queremos é uma grande catarse em prol do bem coletivo. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s