Quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece

Por: Luísa Alves

Image

 Eu estava prestes a escrever sobre um tema biológico, como tanto me agrada, quando me dei conta de que essa é a primeira semana de aulas de 2013 no PECEP! Por isso, a minha tão querida Biologia vai ficar para a próxima – hoje é dia de dar as boas-vindas aos nossos alunos, e algumas dicas para esse ano de estudos que se inicia. Como o título do texto já diz, ou melhor, como Shakespeare já dizia, “Quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece.”

Não pretendo, porém, falar sobre como é importante a organização do seu tempo ou a presença e atenção nas aulas – acho que isso todos já ouviram diversas vezes. Prefiro falar sobre algumas coisas igualmente importantes de termos em mente para aproveitarmos o ano:

“Todo o homem que encontro me é superior em alguma coisa. E, nesse particular, aprendo com ele.”

(Ralph Emerson)

 

As relações em sala de aula são de constante troca: busque de seu professor todo o conhecimento que ele tem para te oferecer – não são só conhecimentos escolares ou para o vestibular, são conhecimentos de vida. E busque também o conhecimento dos outros alunos – todo conhecimento é bem vindo. Esqueça qualquer mentalidade de competição com seus companheiros de turma: vocês estão todos no mesmo time, e podem e DEVEM se ajudar. Em uma sala de aula diversa como a do PECEP, com pessoas de diferentes idades, lugares e vivências, você pode aprender muito com seus colegas de turma. E todos eles, alunos e professores, certamente também podem aprender muito com você!

“Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.”

(Autor desconhecido)


Não tenha preconceito com uma ou outra matéria, um ou outro conteúdo, um ou outro professor! Se você acha que é bom em uma matéria, que sabe determinada coisa, eu te digo com toda a certeza que tenho: você sempre pode aprender mais e melhor! O “tudo” que qualquer um de nós souber é nada perto de tudo que se pode saber sobre qualquer coisa nesse mundo!

“Eu aprendi…
…que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você está escalando-a;”
(William Shakespeare)

Ainda que o objetivo de todos seja passar no vestibular (agora no ENEM) e entarar para uma faculdade, não se esqueça de que todo esse ano que você está vivendo é um ano de conhecimentos novos, de pessoas novas, é um ano de vida! – e deve ser aproveitado.

“Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido.”

(Geraldo Eustáquio)

 

“Eu estou sempre fazendo aquilo de que não sou capaz, numa tentativa de aprender como fazê-lo.”

(Pablo Picasso)

Não tenha medo de perguntar, de errar, de escrever uma redação ruim, de falar uma besteira na aula. Errar é humano, não há nenhuma vergonha nisso. Faz parte do seu processo de aprendizado e não deixe ninguém tirar isso de você.

“Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.”

(Augusto Cury)

 

“Aprenda com os erros dos outros. Você não consegue viver tempo suficiente para cometer todos por si mesmo.”

(Eleanor Roosevelt)

Essas estão na mesma linha daquela frase batida que todo professor já usou “a dúvida dos outros pode ser a sua”, e se tratam da mais pura verdade. É claro que aprendemos com os nossos próprios erros e isso é ótimo, mas se pudermos aprender também com os erros alheios, tanto melhor. Especialmente se considerarmos um pré-vestibular que dura 1 ano: será que há tempo de errarmos tudo que temos para errar até o ENEM? Então é melhor prestar atenção nos erros dos outros, né? Mesmo que você acerte uma questão, entender porque outras respostas estão erradas pode te ajudar – e muito! – na hora da prova.

“Aprendi que posso passar anos construindo uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos.”

(William Shakespeare)

Vá para as aulas de mente aberta! Ouvimos muita coisa por aí, e nem sempre são a informações mais modernas ou aceitas, mesmo que pareçam fontes confiáveis. Além disso, a ciência não cria verdades absolutas e o que hoje é considerado corretíssimo, amanhã pode ser provado errado. O importante é abrir a cabeça para o que o mundo tem a te oferecer, e ter sempre senso crítico!

“Deve-se aprender fazendo a coisa; pelo pensamento você acha que sabe. Você não tem certeza, até que você tente.”

(Sófocles)

EXERCITE. É comum ouvirmos reclamações de alunos na hora da realização de exercícios, provas antigas, simulados. Ora, mas é essencial! Faça quaisquer deveres de casa ou de aula, não falte só porque o professor avisou que é dia de lista exercícios, eles são uma ferramenta importantíssima para você se preparar para todas as provas que fará no final do ano! Ir bem em uma prova não é só uma questão de saber o conteúdo cobrado, envolve a habilidade de fazer provas, de resolver questões, de eliminar alternativas erradas, de escolher que questões fazer primeiro e quais deixar por último, envolve saber chutar quando não se sabe alguma questão – e essas coisas a gente aprende fazendo.

“E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida.”

(William Shakespeare) 

Nunca, nunca, NUNCA se menospreze ou duvide da sua capacidade. Você pode. Nós do PECEP acreditamos em você.

Seja bem-vindo e aproveite 2013!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s