Espera arrombar!

Image

 

No último sábado, dia 2/2, Stephen Skelton , turista dinamarquês que fazia trilha na Floresta da Tijuca, morreu. Ele despencou ribanceira abaixo quando o corrimão enferrujado que deveria ajuda-lo no trajeto arrebentou. O resgate demorou mais de uma hora para chegar e o encontrou praticamente sem vida. Rodrigo Dantas, secretário responsável pelos parques do Rio de Janeiro, defendeu-se da acusação de negligência afirmando que está em execução um projeto de reforma dos parques cariocas: “A intenção é que até 2014 tenhamos reformado todos os 1.134 km de trilhas da cidade. Faremos uma inspeção em todas estas vias durante a semana e interditaremos as que não estejam dentro das normas.” 

A morte do gringo numa trilha carioca é chocante, né? Só que é mentira. A notícia, porém, parece verdadeira porque já estamos acostumados a ver uma tragédia ocorrer e depois todo mundo se compadecer e as autoridades lançarem mão de remendos de emergência.

A tragédia na boate de Santa Maria foi apenas mais uma delas. Um exercício de memória e, sem muito esforço, é possível lembrar das enchentes na região serrana e do desabamento do Morro do Bumba, em Niterói, episódios muito semelhantes, embora com atores e cenários variados. Poderia no início do texto ter inventado que uma van atropelou um menino e o governo investigará o transporte ilegal, que uma favela pegou fogo devido aos gatos e subitamente descobrimos que metade do Rio não paga energia elétrica ou que vazaram milhões de litros de esgoto na praia porque nosso sistema de tratamento é péssimo. O cardápio é variado, basta escolher.

Para o brasileiro, é melhor remediar do que prevenir. Prevenir é chato, remediar é heroico. Surgem os heróis da enchente, os heróis da limpeza da praia, os heróis que doam roupas pros desabrigados, os heróis do resgate. Uma nação de heróis que não deveriam ser e da prevenção que não ocorre. No Brasil, a graça é esperar arrombar a porta para depois botar a tranca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s