Você sabe o que é LIBRAS?

Por: Luísa Alves

Não, não cometi um erro de concordância no título. LIBRAS não é o plural de libra, LIBRAS é a Língua Brasileira de Sinais. Assim como a Língua Português , a LIBRAS  é uma língua oficial no Brasil, utilizada pelos surdos. Isso mesmo: língua oficial. É por isso que estranho quando vejo que muitas pessoas nunca nem ouviram falar nisso, e é por isso que decidi escrever sobre isso hoje.

Você sabe o que é “língua”? Não estou falando do órgão musculoso que temos na boca, é claro. Língua é uma forma de comunicação complexa, com estruturas gramaticais, sintáticas e por aí vai. Por isso, aqueles que acham que os surdos se comunicam por mímica estão muitíssimo equivocados, e eu precisei cursar a disciplina LIBRAS na faculdade para descobrir isso.

libras alfabeto
Alfabeto

A Língua de Sinais não é mímica, e nem é feita só de palavras soletradas por um alfabeto em sinais. A variedade de sinais é enorme, e é possível comunicar qualquer tipo de informação – mesmo as mais abstratas –  tão detalhadamente quanto no Português. E não se engane, a estrutura dessa língua não é como a da nossa! A ordem de organização das palavras para formar uma frase é bem diferente. Assim como não podemos traduzir do Português para o Inglês e vice-versa apenas substituindo as palavras por suas equivalentes (quem já usou o Google Tradutor em longos textos que o diga), também não podemos fazer isso entre LIBRAS e Português.

libras2
Alguns sinais que representam animais

 

Ultimamente tem havido do governo brasileiro uma chamada “política de inclusão” dos surdos na escola regular. Agora pensem comigo: o único contato dos surdos quando crianças é com a Língua de Sinais, já que eles não ouvem ou leem ainda, certo? Assim, a LIBRAS é a língua mãe dessas pessoas e, quando elas chegam na idade de alfabetização, elas não tem ideia de como se estrutura a Língua Portuguesa, como são as palavras, as concordâncias, NADA! É como se você, leitor ouvinte (ouvinte é a pessoa capaz de ouvir, em oposição a surdo), aos 6 anos de idade tivesse chegado ao colégio e, ao invés de professora de Português, tivesse tido uma professora de Inglês tentando te ensinar a ler e a escrever nessa outra língua que você não sabia falar. E aí você ligaria a TV, e a legenda dos filmes também seria em Inglês, e na Internet, idem! Entende o problema? O Português é, para os surdos, uma segunda língua, assim como o Inglês é para nós.

“Ah, mas é só ter um intérprete em sala, né?” Mas será que as escolas públicas brasileiras possuem essa infra-estrutura toda? E mais, como será a comunicação entre esses alunos surdos e os alunos ouvintes, já que uns não falam a língua dos outros? Será  que um aluno surdo consegue ser verdadeiramente incluído numa sala de aula ouvinte? Num mundo ideal, em que a responsabilidade de “aprender a se comunicar” não fosse só dos surdos (sempre esperamos que ELES façam leitura labial, ELES escrevam em Português), mas sim de todos (por que não podemos aprender um pouco de LIBRAS de vez em quando??), a inclusão talvez desse certo. Infelizmente, nosso mundo está longe de ser assim. É por isso que a comunidade surda defende as escolas especializadas para surdos: lá eles estão entre pessoas que falam sua língua, pessoas que não os veem como “deficientes”, que compartilham toda uma cultura em comum, a “Cultura Surda”.

Vou terminando esse texto por aqui, mas lembre-se: uma pessoa surda é capaz de fazer qualquer coisa, exceto ouvir.

fita azul surdos
Fita azul: símbolo do orgulho surdo

Para quem tiver interesse, aqui vão alguns links interessantes:

http://www.libras.com.br/

http://www.surdo.com.br

 http://setembroazul.com.br/index.html

E um dicionário de LIBRAS: http://www.acessobrasil.org.br/libras/

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s