Nova York aos pés do proletariado

20 de setembro de 2012. Hoje, uma das mais famosas fotografias já publicadas completa 80 anos: o “Almoço no topo de um arranha céu”, de Charles C. Ebbets. Registrada com a intenção de mostrar a falta de segurança dos trabalhadores na hora do almoço durante a construção de um dos maiores prédios do complexo Rockefeller Center em 1932, a cena deixou perplexos os consumidores do jornal New York Herald Tribune, que ao abrirem o periódico se depararam com as reais condições dos trabalhadores responsáveis por erguerem um dos marcos da construção civil de Nova York.

"Almoço no topo de um arranha céu", Charles C. Ebbets

“Almoço no topo de um arranha céu”, Charles C. Ebbets

A foto espanta também pelo jeito dos seus protagonistas lidarem com aquela extrema situação de perigo, para eles, nada parece estar acontecendo senão apenas mais um dia de trabalho. Enquanto um ajuda o companheiro com o cigarro, outro lê alguma coisa, outros conversam e um até consegue se virar de forma que fica de lado para falar com seu colega. É a intensa convivência, a cada segundo, do desleixo com a morte.

Além dessa postura de denúncia da foto, um aspecto singular consegue torná-la especial. Para os admiradores mais atentos, um detalhe salta aos olhos, ao mesmo tempo em que os operários estão expostos a péssimas condições de segurança no 69º do futuro prédio Rockefeller, eles têm aos seus pés toda a cidade de Nova York… Talvez a única oportunidade que se pôde observar a grandeza das grandes empresas, dos bancos, e dos maiores investidores do mundo sob os pés dos simples construtores de mais um símbolo do capital. A “main city” da rede global de cidades já esteve subordinada ao proletariado, e Charles C. Ebbets, com extrema felicidade, nos mostrou esse momento mágico.

Charles C. Ebbets, o responsável por mostrar ao mundo Nova York aos pés dos trabalhadores

Charles C. Ebbets, o responsável por mostrar ao mundo Nova York aos pés dos trabalhadore

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s