Feriado Cultural

Que tal aproveitar o feriado para curtir várias exposições pelo Rio de Janeiro?

Confira essas dicas!

CCBB:

 

Amazônia – Ciclos de Modernidade

29 Mai a 22 Jul
Local: 1º andar e Rotunda | CCBB RJ 
Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h 

Apresentação da cultura amazônica por meio de sua arte, arqueologia e urbanismo, desde o século XVIII até a contemporaneidade, utilizando a tecnologia para envolver o público em uma viagem lúdica e simbólica pela cultura visual da floresta.

 

Rabin Ajaw

22 Mai a 22 Jul
Local: 1º andar | CCBB RJ 
Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h 

Rostos, expressões, ritos, materiais, mitos e sobretudo peças de vestuário fazem da mostra uma rica viagem pela estética cultural e pelas crenças das populações de origem maia da Guatemala.

 

Casa França Brasil:

Chance, de Christian Boltanski: A Casa França-Brasil recebe pela primeira vez no país uma exposição do importante artista francês Christian Boltanski.
A mostra intitulada Chance ocupa o prédio histórico da Casa com quatro obras — três delas expostas pela primeira vez no pavilhão oficial da França na 54ª Bienal de Veneza, em 2011 — em montagem coordenada pelo próprio artista. 
No salão principal a obra A roda da sorte é formada por imagens de recém-nascidos deslizando rapidamente por roldanas que correm sobre a cabeça dos visitantes, enquanto nas salas laterais grandes painéis digitais contabilizam o saldo de nascimentos e mortes do dia, compondo as Últimas notícias dos humanos. 
Duas projeções igualmente intrigantes, sendo uma delas  interativa, completam ainda a mostra: Ser de novo Entre Tempo, trazida especialmente para a montagem brasileira.  
Estas obras são altamente significativas da obra de Boltanski, que convida o espectador à profunda reflexão acerca de diferentes aspectos da existência humana, como a identidade, a ausência, a perda e a morte.

Visitação
18 de maio a 8 de julho de 2012

Projeto Cofre: Miragens, de Regina de Paula

Regina de Paula irá preencher o cofre da Casa França Brasil com areia de praia até a altura de 1,45m que será contida por uma parede arredondada de acrílico, com o raio da porta do cofre, deixando, portanto, no interior do cofre um pequeno espaço para a entrada do espectador. Assim, no lugar de um tesouro, partículas de rocha em desagregação criarão uma pequena paisagem, um deserto na altura dos olhos, que envolverá o corpo e criará um espaço para a imaginação.

Visitação
18 de maio a 8 de julho de 2012

Espaço Cultural da Marinha
Exposição ‘Azul da Cor do Mar’ inspirada no enredo da Portela

3 de novembro a 31 de julho de 2012

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) inaugura a exposição “Azul da Cor do Mar” no dia 3 de novembro. A mostra ficará no Espaço Cultural da Marinha até 31 de julho de 2012. O público poderá ver o mar em diferentes segmentos e temáticas, e compreender sua importância para o Brasil.

A aventura do visitante em “Azul da Cor do Mar” começa pela simulação de um mergulho atrás de uma cortina com projeções do mar. A primeira parada é no mundo lendário de piratas, sereias, monstros e seres que vivem nas profundezas de um mar tenebroso. A decoração utiliza alegorias da Escola de Samba Portela, no enredo homônimo ao nome da exposição. “Azul da Cor do Mar”. Na segunda braçada e em um mergulho mais profundo irá encontrar a Amazônia Azul, patrimônio brasileiro no mar, e o Pré-Sal. Para finalizar e dando as últimas braçada a mostra traz à tona a resposta para a pergunta “Por que o mar é Azul?”, tendo a ciência como aliada para sanar essa curiosidade do visitante.

A exposição não é uma homenagem a escola de samba Portela que teve o mesmo titulo no enredo de 2011. Há sim uma parceria no empréstimos de algumas alegorias e fantasias.

INFORMAÇÕES – Exposição ‘GRAMÁTICAURBANA’
Data: 3 de novembro até 31 de julho de 2012
Horário: Terça a domingo, das 12h às 17h.
Preço: Grátis
Classificação etária: livre

LOCAL – Espaço Cultural da Marinha
Rua Alfred Agache, s/n, Praça XV, Centro – Rio de Janeiro (próximo ao Mergulhão)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s