Alguém viu a democracia ?

Por Mariana Chalhub

Estive presente em duas ocasiões nos últimos dias em que pude observar um fato que mudou o tema que tinha para o post de hoje. As duas ocasiões foram a assembleia de estudantes da UFRJ e o seminário de ensino do meu curso. Eventos que deveriam ser de exposição e discussão de ideias. Deveriam, mas não foram ! O que me fez dedicar um post inteiro a ele foi o que não houve nos dois lugares e em outros vários, que é a incapacidade humana de ouvir, pricipalmente ideias contrárias a sua.

Vou relatar de forma bem superficial o que vi nesses dois eventos, e não só neles.  Uma imposição do ponto de vista da maioria ou de um mais forte e sem escutar e ao menos deixar falar a opinião oposta. Discutir muito menos.

O que mais vejo é gente enchendo o peito para falar que vivem em uma democracia, todos tem direito a opinar, a ser representadas…  Discurso  lindo e a pratica ? Tão raro. Então eu pergunto: que democracia é essa que vivemos? Será que vivemos ?

O desenvolvimento se faz na divergência e não na convergência. Discutir, propor ideias é que faz chegar a novas conclusões e a evolução. Dessa forma a oposição de ideias é não só útil com necessária. Tampar os ouvidos gera é uma ignorância.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s