Como surgiram os pré-vestibulares comunitários

Por Mariana Chalhub

As experiências dos pré-vestibulares surgem no Brasil na segunda metade dos anos 80 e consolidam-se na década de 90.  Isso em virtude do contexto educacional da época.

No período de 1960-1970 as universidades particulares tiveram um crescimento bem maior que as públicas e a expansão do setor privado não parou. Não só nas universidades, mas também nas escolas a educação particular não parou de crescer, em detrimento das instituições públicas, deixando um caráter elitista na educação.

Soma-se a isso, o aumento da demanda pelo ensino superior, impulsionada pela expansão demográfica e urbana e pelas transformações no mercado de trabalho. Ou seja, entrar na universidade se tornou imprescindível com uma relação candidato/vaga cada vez maior, porém com um sistema de ensino mais precário e elitista.

É nesse contexto contraditório que os pré-vestibulares comunitários surgem. Inicialmente feito pelas organizações não-governamentais para protestar contra essa realidade e, ao mesmo tempo, produzir ações de combate às desigualdades na educação. Primeiramente eles foram destinados para a população negra e pobre, no entanto, ao constatar que as desigualdades educacionais eram além disso se estendeu à população de baixa renda como um todo.

Não há muitas análises e pesquisas sobre os pré-vestibulares comunitários, por ser um grupo ainda descentralizado e heterogêneo. No entanto, hoje existem diversos pré-vestibulares comunitários, a maioria deles na região sudeste. Dentre esses está o PECEP, que é um dos excelentes pré-comunitários que existem no Rio de Janeiro, que querem, entre outras coisas, democratizar a entrada no ensino superior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s