O futuro do ensino superior

Como será o ensino superior da próxima geração?

Será que o Brasil está preparado para as mudanças ? Ou será que os graduandos do futuro encontrarão um modelo de ensino superior defasado?

O retrato do ensino superior no Brasil hoje ainda é pequeno e atrasado. Apesar de a universidade estar hoje ao alcance de um número recorde de brasileiros, a taxa de matrícula de ingresso no ensino superior ainda é de 22%. Isto representa mais ou menos 1/3 dos países desenvolvidos e metade da de países como Chile, Venezuela e Peru. Segundo dados da OCDE, o Brasil tem apenas 8% da população com ensino superior completo. A média dos países da OCDE é de 26%. O México já atendeu a 15% da sua população, a Argentina, tem 14% e o Chile, 13%.

E a principal explicação para essa realidade do ensino superior: a já conhecida (e comentada aqui) falência da nossa educação básica.

Será que a universidade brasileira atende às necessidades e expectativas dos seus alunos?

Crescimento dos cursos tecnólogos com 2 anos de duração, expansão do ensino a distância (EAD), novas tecnologias na educação,  democratização do acesso ao ensino superior, novas formas de ensino/aprendizagem, interdisciplinaridade, currículos mais flexíveis… esses serão alguns temas que abordaremos nessa série sobre o ensino superior do futuro. Aguardem!

Para finalizar essa introdução ao assunto, deixo uma mensagem otimista, trecho retirado de um artigo da Revista Ensino Superior:

“Especialistas concordam que a educação será o setor que mais crescerá no mundo nas próximas décadas, puxada pelas tendências de educação continuada e permanente, do ensino a distância e de mudanças pedagógicas. No caso brasileiro, a ação conjunta de políticas públicas para o financiamento dos estudos universitários, a variedade de oferta de cursos em várias modalidades e a capacidade de sanar problemas educacionais que vêm desde a educação básica poderão ser capazes de levar o país a ter um futuro educacional melhor.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s