11 livros para ler antes de morrer: #2 A Revolução dos Bichos

“A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, é uma obra que pode ser lida por todas as idades, tal qual outros grandes livros como “Alice no país das maravilhas” e “O Pequeno Príncipe”. A fábula conta a história de animais que expulsam os humanos de uma fazenda e tomam o controle da propriedade, buscando livrarem-se da tirania. O novo governo, inicialmente igualitário, acaba por tornar-se uma ditadura mais cruel e antidemocrática do que o regime anterior.

 

Esta narrativa aparentemente despreocupada e infantil é, na verdade, uma alegoria da Revolução Russa, da qual Orwell era crítico ferrenho. Os porcos, líderes intelectuais do movimento, representam a elite do partido comunista. Todas as outras classes da sociedade russa revolucionária aparecem na pele de diferentes animais, como cavalos, galinhas, cachorros, etc.

 

Se a estrutura da sociedade é bem representada, os fatos que sucedem a tomada do poder são uma alegoria ainda mais clara, como o plano de eletrificação da fazenda, a expulsão de um dos porcos da propriedade (alusão à trajetória de Trotsky), a reabertura do comércio com os humanos para angariar fundos (a NEP – Nova Política Econômica leninista) e, é claro, a subversão gradativa dos princípios revolucionários mais básicos.

 

Os “porcos” da revolução, ou seja, aqueles que pervertem os ideais coletivos em prol de benefícios próprios, estão por toda parte. São os Mubaraks e Kadafis que se dizem “pais do povo” para oprimir. São os políticos democráticos que se entregam à corrupção e ignoram aqueles que o levaram ao posto. E somos, porque não?, nós mesmos, quando deixamos o medo, a ganância e outras tantas fraquezas nos afastarem de nossos ideais.

 

“A Revolução dos Bichos” é uma narrativa inteligente e interessante para qualquer um. Ela é feita a partir da Revolução Russa, mas é triste constatar que a trajetória da revolução levada a cabo pelos animais da fazenda é a mesma da imensa maioria das revoluções ocorridas na história. Seja lá qual for o seu credo, “A Revolução do Bichos” é uma ótima história e talvez uma profecia dos movimentos revolucionários que estão por vir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s