O que move o voluntário do PECEP ?

( por Mariana Chalhub )

Aqui no blog nós falamos dos problemas da educação e da sociedade, dos benefícios e motivos para fazer um trabalho voluntário, mas o que move, ou seja, o que faz a gente estar no PECEP ?

Necessidade de transformar a sociedade e a educação, desejo em ajudar, insatisfação, inquietude, vontade de passar os conhecimentos para outros… Tudo isso faz parte do perfil dos voluntários do PECEP, de uma forma ou de outra.

Mas à medida que os trabalhos lá começam e o tempo vai passando, vemos que é muito mais do que isso e o buraco é mais fundo !

Estar dando aula é um desafio e tanto. Lidar com a insegurança inicial de gerir uma turma, vontade de planejar uma aula que gere curiosidade, motive, provoque reflexão, questionamento e pensamentos críticos fazem com que tenhamos sempre que buscar o nosso melhor e aguçar nossa criatividade. Acredite, descobrimos que temos muitas ideias!

Apesar de eu já estar afastada das salas de aula há um tempo, gerindo agora a parte de cultura e cidadania do projeto ( acabo que dou uma aula diferente do tradicional ) tenho que buscar ainda mais minha criatividade para influenciar os alunos a querer aprender coisas que eles não estão acostumados a lidar na escola e me surpreendo ao ver o quanto eles precisam e gostam.

E lembre: dar aula é também um exercício de paciência, responsabilidade e compromisso. Às vezes a frustração é inevitável, mas faz parte do aprendizado e nos deixa mais maduros e preparados.

No PECEP, a educação não significa somente as aulas para passar no vestibular. Para nós educação é além disso. É também cultura, cidadania, psicologia, visão critica do mundo, leitura e todas as coisas são interligadas. O que estimula não só os alunos a aprenderem melhor, mas os voluntários a se relacionar com outras matérias, fazendo um projeto unido de diversas formas.

O que nos move a cada ano a recomeçar? É ver que pessoas que poderiam não ter a oportunidade de entrar em uma faculdade ou que o caminho seria muito mais difícil, passarem no vestinular e nós termos os ajudado nisso. Ou mesmo que não passem, mas o aprendizado que eles tiveram no projeto ficará para a vida toda. Sim, isso nos incentiva cada vez mais!

Se você se identifica com isso e quer fazer parte da nossa equipe, aproveite as inscrições para voluntários do PECEP estão abertas e vão até o dia 16/01!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s