4 filmes sobre transformação através da educação que você não pode deixar de ver

Existem muitos filmes que tratam da temática educação. Mesmo quando esse não é o tema central, a escola já serviu para ambientar MUITOS filmes (até agora no mínimo uns três já passaram pela sua cabeça, né?). Alguns deles têm a escola apenas como pano de fundo, outros buscam denunciar algum tipo de problema ou situação nas relações educacionais, alguns mostram diferentes metodologias de ensino… mas nosso foco hoje é a transformação. Sim, pois é incrível como um bom professor pode transformar a forma dos seus alunos aprenderem. Lindo ver como basta alguém acreditar no potencial dos jovens e incentivá-los a ir em frente que tudo pode mudar, se transformar. Selecionei 4 que me marcaram e que me fazem pensar:

1) Escritores da Liberdade

A história é real, se passa nos anos 90 em Los Angeles. O enredo talvez seja um pouco clichê: uma professora nova e cheia de gás vai trabalhar com uma turma de adolescentes rebeldes e deliquentes… mas a forma que ela encontra para fazê-los apreciar a leitura e o estudo é sensacional. O filme é lindo, uma verdadeira história de transformação e que pode ser facilmente transportada para a educação no nosso país nos dias de hoje.

 

2) Sociedade dos Poetas Mortos

É o mais antigo da lista, mas é um clássico (pelo menos da minha geração…). Dessa vez o professor começa a dar aulas em uma escola bem tradicional e conservadora e inova na forma de ensinar, mostrando aos alunos que aprender vai além de apenas decorar o conteúdo ensinado. Fala de transgressão, busca pelos seus sonhos e claro… transformação. Carpe diem!

 

3) O grande desafio

Esse filme eu vi por acaso um dia na televisão e adorei. Inspirado em fatos reais, conta a história de um professor que incentiva um grupo de alunos numa universidade para negros a se tornarem grandes debatedores (é comum nos EUA concursos de debates… pena que aqui não tem esse incentivo, poderíamos ter argumentadores bem melhores). Faz refletir sobre preconceitos raciais, superação e transformação pessoal e social.

 

4) Escola de Rock

Você deve estar achando que é alguma pegadinha… mas esse filme, uma comédia contemporânea, apesar de ter um “quê” de surreal tem uma mensagem de transformação interessante. Poderíamos até dizer que é a “Sociedade dos Poetas Mortos” dos tempos de hoje. Repete a história de um professor (???) que vai dar aulas numa escola bem conservadora e, ao perceber que seus alunos possuem aptidão para música, os incentiva a tocar (mais especificamente rock). Bom para descontrair e inspirar (lembrando que é uma comédia!)

 

O que todos têm em comum? Um professor com muita garra, que acredita nos seus alunos de tal forma a apresentá-los uma nova forma de pensar e ver o mundo, transformando a vida deles. Belo exemplo para os nossos professores.

 

E você? Já se lembrou de outros filmes?

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s