“Um país é feito por homens e livros” – Monteiro Lobato

Por Isadora Libório

Com o início do ano letivo se aproximando, surge também uma grande preocupação: comprar material escolar. Como se não bastasse termos que parar um dia inteiro para comprá-lo, ainda gastamos um dinheirão! Cadernos, agendas, estojos, canetas, lápis, borrachas, sem falar nos livros didáticos, que estão cada vez mais caros. E depois daquele ano, nunca mais os utilizamos, nem ao menos folheamos suas páginas, ficam todos jogados em uma gaveta cheia de livros “velhos” ou numa estante empoeirada. Ninguém gosta de ter um quarto abarrotado de “tralha”, não é mesmo?

Agora pense no oposto: imagine não ter como comprar seus próprios livros! Ou pior, como seria estudar em um colégio sem biblioteca? Você até pode achar escola um saco, mas garanto que há milhões de crianças no Brasil que dariam TUDO para ter aquele livro que você “esqueceu” no armário. Sabe qual? Aquele da 5ª série! Ou quem sabe aquele de inglês que você nem fez os exercícios, aquela gramática, aquele Atlas, aquele dicionário…

Juntar todos estes livros que não queremos mais e doá-los para escolas públicas é sempre uma boa pedida. No Rio de Janeiro, há muitos colégios que dependem de doações. Não precisa ir muito longe para encontrar um local que aceite doações, garantimos que perto da sua casa, e quem sabe no seu próprio bairro, há um monte deles. Para quem não sabe por onde começar, uma rápida olhada num site de busca pode ser reveladora. Olha só o tanto de lugar que eu achei buscando “doação livro RJ” no Google:

Exército das doações: “Todos os objetos recebidos pelo Exército de Salvação são encaminhados para nossos bazares beneficentes.”
http://www.exercitodoacoes.org.br/?gclid=CJr8psuxua0CFUqb7Qod7kcTmw
(eles vão até a sua casa pegar seus livros! Não tem desculpa!)

Doação de Livros: “Este espaço é destinado a instituições e pessoas física e jurídicas que desejam receber e fazer doações de livros”.
Nesse site você pode tanto doar livros quanto receber, é só se cadastrar!
http://www.livralivro.com.br/entities

Esse outro site tem uma lista imensa de escolas e instituições que precisam de doações. É só clicar no nome de uma delas na lista que aparecem informações sobre qual tipo de matérias didático e paradidático recebem.
http://www.escoladeescolas.com.br/doacao-de-livros-para-bibliotecas/

Ah! E não se esqueça da gente!! Nós, do PECEP, estamos de braços abertos para receber livros didáticos de Ensino Médio e Fundamental 2.

E Além de doar livros didáticos, se possível, faça um kit escola, com aquela mochila do ano retrasado que você não usa mais, aquele estojo do Mickey que você já está grandinho demais pra usar, lápis de cor que estão sobrando na sua casa e pastas de trabalhos que já estão vazias. Você pode entregar a mochila com tudo isso dentro a um menino de rua ou para quem mais precisar!

Mas e o nosso bolso, como é que fica? Certo, até agora não resolvemos o problema do dinheiro. Se bem que, sem estes livros você recuperará um espaço considerável no seu quarto para colocar o que mais lhe interessar, e não vai precisar comprar uma prateleira nova a cada ano.

Não está satisfeito? Então que tal organizar um troca-troca entre os alunos da sua escola de diferentes séries? É a maneira ideal de economizar dinheiro e ainda ajudar o meio ambiente, já que são emitidos, em média, 7,4 KG de CO2 na produção de um livro. Além disso, reduzirá o volume de lixo, já que muita gente joga esses livros fora quando acaba de usá-los.

Dia 19 eu volto aqui para ensiná-los a fazer cadernos novinhos aproveitando as folhas que não foram usadas dos cadernos antigos!

Anúncios

Um comentário sobre ““Um país é feito por homens e livros” – Monteiro Lobato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s