Os Museus Que Você Deve Conhecer

( por Mariana Chalhub )

O que não falta no mundo é história, cultura e arte e os museus estão cada vez mais se desenvolvendo e tornando exposições muito interessantes e atraentes a leigos e especialistas, perdendo totalmente aquela característica de tédio que os rondava. Vai aí então alguns desses que estão, sempre foram e vão ficar ainda melhor para você saber e, quem sabe, um dia ir e conhecer.

Instituto Inhotim

O instituto Inhotim caracteriza-se por oferecer um conjunto de obras de arte a céu aberto ou em galerias, situadas em um Jardim Botânico, cujo paisagismo teve influência de Burle Marx. É, atualmente, um dos mais importantes centros de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de artes ao ar livre da América Latina. O acervo abriga 450 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, com destaque para Cildo Meireles, Vik Muniz e Hélio Oiticica.

Local: Brumadinho, Minas Gerais.

Museu da Língua Portuguesa

Museu dedicado à valorização e difusão da língua portuguesa, mostrando o nosso idioma de forma interativa e divertida. Contou com uma equipe de criação altamente qualificada, entre sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas da Fundação Roberto Marinho, o que fez com que o museu tivesse conteúdos interessantes e falasse sobre aspectos, muitas vezes, desconhecidos sobre a língua. A localização do museu também é uma exposição à parte. O prédio da Estação da Luz é de 1901 e um dos símbolos do ciclo do café.

Local:  Estação da Luz, São Paulo.

MASP

O Museu de Arte de São Paulo é o mais importante museu de arte ocidental da América Latina. Abriga um acervo de 3487 obras, entre essas 850 pinturas de grandes artistas pertencentes ao período da história da arte que vai da Idade Média até o século XXI. Em destaque para obras de Bosch, Rembrant e Van Gogh. O MASP participa, também, do circuito internacional das artes, recebendo exposições temporárias da Europa e Estados Unidos.

Local: Avenida Paulista, São Paulo.

Museu do Louvre

Sede do governo monárquico francês  até o reinado de Luis XIV, o Louvre é um dos mais visitados e importantes museus do mundo. Obras como a Mona Lisa, a Vitoria de Samotrácia, a Vénus di Milo, artefatos do Egito antigo, civilizações Greco romanas, além de obras primas de artistas como Michelangelo, Goya e Rembradt estão presentes, tornando-o uma das maiores mostras do mundo de artes e cultura humana.

Local: Paris

Madame Tussauds

Marie Tussaud começou sua carreira modelando em cera máscaras de vítimas da Revolução Francesa. Não demorou para seu trabalho ser reconhecido e hoje o Madame Tussauds é um museu de grande visitação e diversas filiais espalhadas pelo mundo. Expõe, em cera e em tamanho real, figuras de políticos, celebridades, artistas e heróis do esporte com uma realidade impressionante.

Local: sede é em Londres, mas possui mais 8 museus em outros países

Mtropolitan Museum of Art

 Fundado em 1870 por um grupo de empresários, artistas e pensadores que desejavam levar arte e educação sobre artes para o povo de seu país. Além das exibições especiais, o museu possui uma coleção permanente de obras como armas e armaduras, artes africanas, asiáticas, egípcias, gregas, romanas e islâmicas, pinturas européias, arte medieval e arte moderna. O Met ( como é chamado ) possui hoje 250 salas, mais de 4500 quadros e 2 milhões de obras de artes , se tornando um dos mais importantes do mundo.

Local: New York

Anúncios

2 comentários sobre “Os Museus Que Você Deve Conhecer

  1. Sei que é um estilo um pouco diferente, mas para quem gosta do assunto, o Museu do Futebol é muito legal e é brazuca (fica no Pacaembu, em São Paulo)!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s