3 dicas para encontrar o trabalho voluntário ideal para você

Já falamos aqui sobre os benefícios que você pode obter ao realizar um trabalho voluntário, ou seja, faça bem ao outro e o bem volta para você, quase como uma lei da atração.

Tenho observado alguns amigos e clientes que desejam fazer um trabalho voluntário, sentem que isso dará um sentido à vida deles, porém não sabem por onde começar.  Então aí vão 3 dicas para quem está na mesma situação:

1)      HABILIDADES E INTERESSES – Com quem/ o que eu gosto de lidar?

O trabalho voluntário não necessariamente precisa ser na mesma área de sua atuação profissional, porém é importante que você escolha algo que goste ou tenha habilidades. Você pode trabalhar com informática, mas adorar crianças e gostar de estar perto delas, como é o caso de Antônio, engenheiro de telecomunicações. Durante a semana, ele trabalha em uma empresa de telecomunicações e aos sábados conta histórias para crianças com câncer internadas em hospitais. Outra opção é você utilizar a seu favor as habilidades que já desenvolve na sua atividade profissional e aprimorá-las ainda mais (além de aumentar o seu currículo).

2)      SENTIR-SE À VONTADE – Como eu me sinto nesse ambiente?                           

Ainda citando o exemplo do Antônio, ele não desenvolveria tão bem o seu trabalho de contador de histórias e não seria tão querido entre as crianças se não se sentisse bem naquele ambiente. É só você pesquisar que vai descobrir que existem possibilidades de trabalho voluntário nas mais diferentes áreas. O próprio Antônio diz que, se não gostasse de hospital, daria aulas de informática em uma ONG que está perto da casa dele. E aí puxamos o gancho para a 3ª dica:

3)      ASPECTOS PRÁTICOS (como tempo e distância) – Como eu vou organizar meus horários para entrar em ação?

Nunca se esqueça que, apesar do trabalho voluntário não ser remunerado, é muito importante que ele seja encarado com responsabilidade, comprometimento e profissionalismo. Por isso, observar aspectos como a distância entre o seu trabalho e a instituição que você vai ajudar, por exemplo, é muito importante. Não adianta você trabalhar na Ilha do Fundão e sair de lá de ônibus às 18:30 tendo o compromisso de estar na Gávea às 19:00, pois sabemos que o trânsito de um local para o outro é ruim nessa hora do dia. O seu trabalho voluntário tem que caber na sua agenda!

Você já faz algum trabalho voluntário? Está em busca de um? Deixe seu comentário e conte para nós a sua experiência!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s