5 Programas de Televisão Que Você Deve Assistir

(por Mariana Chalhub)

A televisão a todo o momento nos massacra com diversas informações. Na maioria das vezes com um péssimo entretenimento que não acrescenta em nada na população. Mas quem pensa que só existem programas ruins e sem conteúdo, está enganado. Como um dos objetivos do PECEP é transmitir cultura, nada melhor que mostrar exemplos de programação que, além de entreter, transmitem cultura, informação e questionamentos da sociedade. Então lá vai uma lista com 5 bons exemplos disso.

Não Conta Lá em Casa

Sabe aquela história de querer viajar pelo mundo conhecendo diferentes países que você questiona a visão? Então 4 amigos não só fazem isso, como ainda transformaram essa ideia em um programa. Com uma câmera na mão, os 4 viajam para destinos em conflito e/ou que tiveram alguma tragédia e registram seus pontos de vista, relatando um outro lado de países que são, muita vezes, estereotipados. Em seu roteiro estão países como Irã, Iraque, Somália, Japão e Haiti (pós terremotos). É uma ótima dica pra quem quer conhecer culturas diferentes e quebrar preconceitos, vale à pena conferir.

Quartas – 22h, no Multishow

Sem Fronteiras

É claro que não pode faltar um programa para aqueles que gostam de discutir política e economia estrangeira, então esse é o Sem Fronteiras. Com um enfoque internacional (mas sem deixar de fora questões brasileiras), o programa traz idéias e questões políticas, econômicas e sociais. Nele já foram discutidos assuntos como a crise na Grécia, a ONU, o muro de Berlin, sistema de saúde brasileiro, milícia, entre outros. Esse é para quem quer ficar por dentro dos assuntos da atualidade!

Quintas – 23:30h, Globo News

Caminhos da Energia

Programa sobre um dos grandes problemas do nosso tempo, energia. Conduzido pelo navegador Amyr Klink (quem conhece e já leu os livros dele sabe, o cara é muito bom), a série de 10 episódios, mapeia a matriz energética brasileira, mostrando a história, as possibilidades, a distribuição e o consumo de energia. Com a participação, também, de diversos especialistas, o programa é uma excelente opção para entender a questão energética.

Quartas – 20:30h, Canal Futura

Cidades e Soluçoes

Essa é para quem gosta de ver soluções nos problemas das cidades. Com o enfoque na política da sustentabilidade, o programa discute iniciativas que melhoram a vida nas cidades. Boas iniciativas de indústrias, os prédios verdes, como também transformações em outros países e medidas pessoais são algumas das questões abordadas. É ótimo para quem quer conhecer, entender e ver boas soluções para os problemas urbanos.

Quartas – 23:30, Globo News

Conexões Urbanas

Estava faltando o programa falando dos assuntos político-econômico-social brasileiro, o Conexões Urbanas é esse. Realizado pelo Afroreggae, o programa tem um formato de conversa em que, através de entrevistas, discute assuntos polêmicos da nossa sociedade, sempre conectando favela ao asfalto. Esse é uma ótima opção para quem gosta de ver assuntos de diversos pontos de vista.

Domingo – 22h, Multishow

Lógico que aqui não estão todos os programas e já estou até esperando que assim que colocar esse post virá alguém me dizer: “Mas você esqueceu esse”. “Você não poderia ter deixado de fora aquele”. Então faz o seguinte, se você conhece um e acha que devia estar nessa lista, faça um comentário dizendo que assim posso lembrar, ou passar a conhecer e poderemos fazer um novo post com ele.

Anúncios

4 comentários sobre “5 Programas de Televisão Que Você Deve Assistir

  1. Muito legal, Mariana! Adoro o Conexões Urbanas. Pena que na nossa TV aberta não tenha muita coisa boa, né? Pelo menos eu não estou lembrando de nada interessante… : )

    1. Obrigada Elisa : )
      Pois é, queria colocar um programa da TV aberta, mas ela, infelizmente, fica em falta com esse tipo de programação, uma pena..

  2. Você me surpreende, Mariana! Que postagem bacana!
    Assertiva, participativa e elucidativa!
    Sou fã de todos, vejo sempre, com exceção de “Não conta lá em casa “,
    que achei pela sinopse, genial.
    Bjos da fã
    Evanes

  3. Falta programas bons na tv aberta, infelizmente. Um dos raríssimos que tem é ‘A liga’. Mas não sei se ele é melhor que esses que você listou. Talvez eu colocaria ele no lugar de ‘Caminhos da Energia’ por que ‘A liga’ é mais abrangente, fala de problemas econômicos, ambientais e sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s