4 (Bons) Motivos Para Você Fazer Um Trabalho Voluntário

(por Elisa Almeida)

Seguindo a linha do primeiro post do blog, hoje citamos 4 bons motivos para você sair da inércia e se engajar em um trabalho voluntário. É claro que o principal motivo que move muita gente é o comportamento altruísta, é saber que está fazendo o bem ao próximo (ou à sociedade), contribuindo para um mundo melhor… É claro que isso é muito bonito, engrandece o homem, mas… segundo a Wikipédia, “Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outro trazendo, algumas vezes, até mesmo algum tipo de prejuízo para o próprio”. Será mesmo que praticar o altruísmo pode gerar apenas prejuízo para o próprio indivíduo??? É evidente que não! A boa notícia é que ele pode provocar muitos benefícios. Então vamos aos 4 benefícios escolhidos de hoje:

1) Faz bem à sua saúde 

E se, ao invés de tomar um monte de remédios para curar doenças, você praticasse um trabalho voluntário? Segundo o americano Allan Luks, autor do livro THE HEALING POWER OF DOING GOOD, ajudar os outros pode funcionar não só como antidepressivo, como também permite controlar a dor. O estudou contou com mais de 3.000 voluntários e constatou os benefícios físicos e psicológicos desse tipo de trabalho, como, por exemplo, a redução dos sintomas de estresse e depressão. Os entrevistados relataram que, após iniciarem o trabalho voluntário, notaram a melhora e até mesmo o desaparecimento de problemas como insônia, úlceras, dores de cabeça e nas costas, depressão, gripes e resfriados.

2) Potencializa o seu desenvolvimento profissional

Podemos citar alguns fatores que contribuem para a sua atividade profissional e para um currículo mais atrativo:

– Estimula o trabalho em equipe, a liderança, a criatividade e o jogo de cintura (já que aprende a dar o melhor de si mesmo com poucos recursos);

– Oferece novos desafios;

– Possibilita a descoberta de novas habilidades e competências;

– Permite aplicar conhecimentos já adquiridos;

– Expande o seu universo pessoal, tornando-o um profissional diferenciado; e

– Adquire-se experiência na sua área ou numa área nova (essa pode ser especialmente importante para jovens universitários que precisam adquirir experiência).

3) Aumenta a sua expectativa de vida

                                                        

Uma pesquisa da Universidade de Michigan, Estados Unidos, constatou que a expectativa de vida é maior para quem faz trabalho voluntário. O estudo analisou mais de 10 mil pessoas e concluiu que aquelas que agem movidas pelo altruísmo envelhecem com mais saúde e podem ter a expectativa de vida ampliada em até quatro anos. De acordo com as autoras da pesquisa, os benefícios existem porque o corpo amplia a produção de ocitocina (a substância responsável pela ativação do amor materno e que reduz o estresse).

Se é verdade? Não sei. Mas dê uma olhada nas imagens acima: Madre Teresa de Calcutá morreu aos 87 anos e o Dalai Lama, aos 76 anos, continua a todo o vapor pregando o bem e a paz pelo mundo afora.

4) Amplia a sua rede de contatos

Ao se engajar em um projeto, você conhece pessoas das mais diferentes áreas profissionais, criando novos vínculos e novas amizades com pessoas que não fazem parte do seu círculo de relacionamentos. Uma ótima oportunidade de unir o útil ao agradável: contribuir para a sociedade e ampliar a sua rede de contatos.

———————————–

Já se convenceu do quanto é legal, quer se engajar em um projeto social, mas não sabe por onde começar? Daqui a duas semanas, no próximo post, veremos como caminhar em direção ao trabalho voluntário ideal para você.

Anúncios

2 comentários sobre “4 (Bons) Motivos Para Você Fazer Um Trabalho Voluntário

  1. Muito bom o post! Espero ficar um velho de 70 anos tomando Jack Daniels e reclamando da vida! hahahahah

  2. Muito bem explicado o voluntariado. Já fui voluntária e é exatamente, como o descrito,
    que a pessoa se sente.

    Marilza Corrêa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s