R de Renovação

(Por Isadora Libório)

Dizem que é verde aquilo que se pinta de verde. Ok: uma bandeira pode ser verde, um partido, uma parede, tudo enfim. Mas para nós, do PECEP, verde de verdade é mais do que a cor dos muros da escola. É uma postura diante da vida. É por isso que o Projeto Educacional Comunitário da Escola Parque busca aliar os três pilares da sustentabilidade:
Econômico: oferecendo aulas a uma pequena quantia mensal, acessível a todos os nossos alunos;
Social: viabilizando a inclusão dos estudantes por meio do acesso à cultura e informação;
E ambiental: desenvolvendo noções de ecologia ao longo das aulas e utilizando materiais de menos impacto ecológico, como folhas de papel reciclado e lâmpadas frias.
Um projeto como o nosso é feito por pessoas e para pessoas e, portanto, a bandeira da sustentabilidade deve ser erguida em conjunto. Você também pode nos ajudar a construir esse espaço de responsabilidade sócio-ambiental!
Comece praticando a nova regra dos 3 Rs:

REPENSE
Será que você realmente precisa daqueles brinquedos e livros esquecidos no armário? Você faz a sua parte na construção de uma sociedade mais justa e igualitária? Reflita sobre o impacto das suas ações cotidianas!

REAJA
Comumente ouvimos: “somos todos responsáveis”. Essa frase, apesar de soar como um grito de guerra, acaba provocando o efeito inverso do esperado. Ao invés de aceitarmos a nossa parcela de responsabilidade e agirmos, acabamos por aguardar que outros façam por nós. Mexa-se! Você não está sozinho! Olha quanta gente curtiu a página ali do lado >
Compartilhe o nosso site com seus amigos e nos ajude a divulgar esse projeto!

REPASSE
Está na hora de repassar, simplificar a vida ao essencial, o que não significa pobreza, e sim, leveza. Reduza os excessos: para quê manter aquela estante abarrotada de livros que você nem lê? E aquela gaveta que mal fecha de tantas folhas de exercícios antigas? Repasse-os.
O PECEP estará sempre de portas abertas para qualquer doação de material didático!
E você pode fazer o mesmo com roupas, brinquedos e objetos que não usa mais: há muitas outras instituições que recebem esses donativos.

Mas calma aí, não adianta se livrar das coisas apenas para abrir espaço para consumir tudo de novo. Volte para o primeiro R: REPENSE!

Lembre-se: Adotar uma postura sustentável é optar por um estilo de vida mais seletivo e responsável. Repasse esta idéia dê continuidade ao ciclo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s